quinta-feira, 20 de junho de 2013

19 de junho de 2013



Avança projeto que torna Enem obrigatório ao fim do Ensino Médio

A intenção é de que o exame faça parte de um sistema mais ambicioso de avaliação da qualidade do Ensino Médio e de indução de mudanças curriculares

Fonte: Jornal do Senado (DF)


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou ontem projeto de lei que torna obrigatório o Exame Nacional do Ensino médio (Enem) para todos os Alunos do 3° ano. A intenção é de que o exame faça parte de um sistema mais ambicioso de avaliação da qualidade do Ensino médio e de indução de mudanças curriculares, sem deixar de ter a função de selecionar Alunos para o Ensino superior.
O PLS 696/2011, de Anibal Diniz (PT-AC), foi aprovado pela comissão na forma de um texto substitutivo sugerido por Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), relator do projeto. Voltará à pauta da próxima reunião da CE, para votação em turno suplementar — exigência regimental para substitutivos aprovados em caráter terminativo. Se confirmado, poderá ir para a Câmara dos Deputados.
O autor pretende ainda que, por meio da universalização, sejam evitadas estratégias usadas por Escolas para obter boa avaliação institucional, como a seleção apenas dos melhores estudantes para fazer a prova. A imprensa já noticiou a criação de falsas filiais de colégios, para registrar nas unidades fictícias os bons Alunos, que dão à instituição uma boa colocação no ranking do Enem.
O Enem vem sendo utilizado como forma de seleção unificada para admissão nas universidades federais desde 2009. Os resultados podem servir como nota única — pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) —, como fase do vestibular ou ainda como parte da pontuação. A nota serve para certificar a conclusão do Ensino médio em cursos de Educação de jovens e adultos (EJA), assim como para a obtenção de crédito pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
O autor do projeto cita o rápido aumento das adesões das universidades. Para ele, a função pode ser ainda mais valorizada, para que o sistema sirva como instrumento de avaliação do Ensino médio e de ajustamento dos currículos nessa fase de formação.

Relator quer impedir escolas de manipular notas do exame
Para Antonio Carlos Valadares , o relator, mesmo estando corretos os objetivos do projeto, não basta criar uma regra para universalizar imediatamente a prova para que a nova configuração avaliativa do Enem prevaleça. Por isso, sugeriu no substitutivo a aplicação progressiva do Enem, até a obrigatoriedade para todos os concluintes. Assim, haverá tempo de criar um sistema de tratamento das notas.VEJA MAIS
Avança projeto que torna Enem obrigatório ao fim do Ensino médio
Para evitar o uso do Enem em “publicidade enganosa”, ele propõe que as Escolas sejam impedidas de adotar critérios que dificultem a participação de certos Alunos no exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário