sábado, 8 de junho de 2013


07/06/2013

Novas instituições em vista!

A presidente Dilma Rousseff sancionou esta semana, leis responsáveis pela criação de quatro universidades federais: UFCA (Universidade Federal do Cariri), Unifesspa (do Sul e do Sudeste do Pará), Ufob (Universidade do Oeste da Bahia) e Ufesba (Universidade do Sul da Bahia). Você reside em alguma dessas regiões? Veja na matéria do Nube mais detalhe sobre os novos centros de  ensino.

As quatro instituições fazem parte do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras). De acordo com a nota do Planalto, a Universidade Federal do Cariri será criada do desmembramento dos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato da UFC (Universidade Federal do Ceará). Também serão criados os campi de Icó e Brejo Santo.

A UFCA terá 27 cursos de graduação para atender a 6.490 estudantes. Serão contratados 197 professores e 530 técnicos administrativos. A Unifesspa começará com o campus Marabá da UFPA (Universidade Federal do Pará). Também serão criados campi em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguará.

A meta são 12.830 vagas em 47 cursos de graduação. Para isso, serão contratados 506 professores e 595 técnicos administrativos. Na Bahia, a Ufesba será sediada no município de Itabuna e também terá campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. A instituição deverá ter 36 cursos de graduação. Serão contratados 617 professores, além de 859 técnicos administrativos.

A Ufob terá sede em Barreiras, com unidades em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luiz Eduardo Magalhães e ofertará 7.930 vagas em 35 cursos de graduação. Para isso, serão contratados 357 acadêmicos e 408 servidores administrativos. Segundo o estudante de ensino médio, Cleiton Nubes, residente de Bom Jesus da Lapa, a expectativa é grande na Bahia. “Antes acompanhávamos a grande diversidade de universidades no restante do país. Agora, as chances vão aumentar para nós. Teremos bem por perto, boas formas de aprendermos mais e o melhor, no ensino superior”, afirma o jovem.

Aproveite as novas oportunidades e desejamos sorte e sucesso às novas instituições de ensino e seus estudantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário