sexta-feira, 3 de maio de 2013



IBPT retoma Programa de Representantes Acadêmicos

A comunidade acadêmica profundamente envolvida com as questões tributárias do Brasil
Fonte: IBPT
IBPT retoma Programa de Representantes Acadêmicos
O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT- reiniciou as filiações de alunos e professores do ensino superior à organização. O objetivo é estimular o debate acadêmico sobre os assuntos tributários e preparar melhor os futuros profissionais da área. Para tal, o Programa de Representantes Acadêmicos (PRA) pretende estreitar as relações entre estudantes, professores, o IBPT e o mercado de trabalho.
Com o programa de representantes acadêmicos, pretende-se difundir o planejamento tributário como alternativa legal de redução do custo tributário empresarial e dos contribuintes pessoas físicas. Dentro das linhas mestras da ética, legalidade e profissionalismo, o IBPT desenvolve pesquisas, ações de desenvolvimento acadêmico e profissional e presta serviços à coletividade através de projetos como: a divulgação de dados sobre o sistema tributário brasileiro em comparação com os de outros países, a realização de eventos (congressos, cursos, seminários e palestras), a participação e fomento dos debates acerca de assuntos tributários e a proposição e acompanhamento de projetos de lei em matéria tributária.
O que é um representante acadêmico do IBPT?
Há dois tipos de representante acadêmico do IBPT: docentes e discentes.  As suas atribuições são divulgar, dentro das instituições de ensino superior, as atividades desenvolvidas pelo IBPT; agir internamente para a promoção de eventos na área tributária (palestras, cursos, seminários e publicações); criar grupos de discussão acadêmica sobre temas tributários; representar o IBPT junto ao corpo docente da faculdade/universidade, quando o representante for discente; representar o IBPT junto ao corpo discente da faculdade/universidade, quando o representante for docente e interagir com outros professores e alunos para identificar os melhores trabalhos acadêmicos para publicação no site ou publicações impressas do IBPT.
Quais os benefícios de um representante?
O representante acadêmico do IBPT fica mais próximo da realidade tributária brasileira e de todas as suas implicações, o que proporciona um conhecimento muito mais profundo sobre os temas tributários. Ele também pode participar dos eventos do IBPT (congressos, cursos presenciais e online, seminários) e receber as publicações do instituto com, no mínimo, 30% de desconto. Os representantes discentes têm acesso gratuito a estudos e matérias exclusivas dos associados. Estudantes com maior destaque são recomendados profissionalmente pelo IBPT e podem ter seus trabalhos publicados pelo instituto.  Ainda para os representantes discentes, há a possibilidade de isenção das inscrições em eventos, de acordo com os critérios do IBPT.
Há algum pré-requisito?
Aos docentes é exigido que lecionem disciplinas dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração, Economia ou Tecnologia da Informação, que tenham relação com a área tributária. Também há uma taxa de filiação de R$ 200,00 a ser recolhida.
Para os discentes é preciso estar, comprovadamente, cursando uma das faculdades acima citadas e apresentar currículo e foto, além do recolhimento de uma taxa de filiação de R$ 100,00.
Para docentes e discentes é necessário a assinatura de um termo de compromisso de representação acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário