quarta-feira, 29 de maio de 2013

Orquite: Ela é culpada pela inflamação dos testículos e muita dor


A Orquite é uma inflamação aguda dos testículos, podendo ocorrer em um só lado ou afetar ambos. Ela pode ser conseqüência de traumatismos ocorridos em jogos de futebol, batidas no selim da bicicleta ou da motocicleta, chutes e socos em brigas, sendo que nestas situações são processos inflamatórios.

Os casos infecciosos ocorrem por bactérias que entram pelo canal da uretra, próstata ou vesículas seminais atingindo por último os epidídimos (estrutura ligada ao testículo) e os testículos.

Outro tipo de orquite pode ser adquirida, via corrente sangüínea, por vírus, como o da caxumba.

Todos os quadros de orquite precisam ser bem analisados para saber a causa. O tratamento depende do agente que causou o problema, que em geral é doloroso, com aumento do volume do testículo, e da bolsa escrotal. Outros sintomas são febre e mal estar.

O tratamento é geralmente feito com antiinflamatórios ou antibióticos, além do repouso obrigatório (em quaisquer casos), com elevação da bolsa escrotal com uso de suportes escrotais ou cuecas apertadas e aplicação local de calor.

Se o problema for tratado rapidamente o quadro pode ser revertido em uma semana, mas o aumento do volume do testículo pode demorar até 30 dias para voltar ao normal.

É importante ter o acompanhamento de um urologista para que o problema seja bem controlado, pois existe a possibilidade de uma supuração com necrose testicular, causando assim a necessidade de extrair o testículo afetado.

Nos casos de orquite por caxumba, o controle junto a um médico é imprescindível, já que o problema pode afetar a capacidade dos testículos de produzir espermatozóides, chegando a causar a esterilidade.

O acompanhamento por um médico especializado é extremamente importante, pois alguns tumores malignos dos testículos podem dar os mesmo sintomas que uma orquite, só que indolores, e quanto antes for feito o diagnóstico, melhores as chances de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário