sexta-feira, 17 de maio de 2013

Funções do Fígado


Estrutura anatômica do fígado, associada à vesícula biliar.
O fígado é um órgão que auxilia não apenas o processo digestório, mas participa diretamente do metabolismo de diversos tecidos corpóreos, dessa forma muito importante ao funcionamento do organismo, realizando as seguintes funções:

- Ajuda a regular as taxas de glicose (açúcar) no sangue, armazenando carboidratos na forma de glicogênio, posteriormente liberado conforme a necessidade do organismo;
- Realiza a retenção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e hidrossolúveis (B12 - fator antianêmico), bem como promove a estocagem de sais minerais como ferro e cobre, assimilados durante a digestão.
- Auxilia o mecanismo de filtragem do sangue, destruindo os glóbulos vermelhos (hemácias) envelhecidos, produzindo a partir da degradação da hemoglobina, substâncias que irão compor a bile.
- Atua como reserva de sangue, pois contêm concentração de sangue referente a um quarto do total que circula no corpo.
- Também é responsável pela síntese de moléculas como: os fosfolipídios e as glicoproteínas, constituintes primordiais da membrana plasmática das células. Utilizando também o colesterol para a produção da bile.
- Remove as substâncias tóxicas contidas no sangue (álcool, drogas e demais produtos lesivas ingeridas, inaladas ou injetadas no organismo), eliminadas através da urina.
- Favorece a síntese de proteínas, processando a conversão de aminoácidos essenciais a partir dos naturais.
- Sintetiza diversas enzimas, principalmente as que constituem o sangue, por exemplo, o fibrinogênio e as protrombinas.
- Converte o excesso de carboidratos e proteínas em lipídios, direcionados para o tecido adiposo.
- E proporciona a remoção de nitrogênio de alguns específicos aminoácidos, transformados em glicídios, resultando também em subprodutos (a uréia) eliminados pela excreção.

Por Krukemberghe Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário