terça-feira, 21 de maio de 2013


Por Mundo Vestibular O Edital do Enem 2013 foi divulgado em maio e, com ele, novas regras para o Exame Nacional do Ensino Médio. As principais mudanças do Enem estão relacionadas à correção das redações e à isenção da taxa de inscrição.

Como vai funcionar a correção da Redação do Enem 2013

Em 2013, três principais mudanças conferem mais rigor à correção da redação do Enem:
1) Erros
Em 2013, haverá menos tolerância com erros ortográficos e gramaticais. Eles serão aceitos se forem excepcionais e não reincidentes.

2) Terceira correção
Caso haja uma diferença de 100 pontos entre a avaliação de dois corretores, um terceiro avaliador fará a correção. No ano passado, essa correção extra acontecia apenas se a discrepância fosse de 200 pontos.

3) Inserções indevidas
Inserções indevidas são trechos desconectados do tema proposto. Em 2013, a redação que tiver inserções indevidas receberá nota zero. Até o ano passado, era aplicada apenas uma redução de pontuação.
Além disso, caso uma redação receba nota máxima, 1000 pontos, mas contenha algum tipo de erro, os avaliadores precisarão justificar sua pontuação.

Isenção da Inscrição do Enem 2013

Continuam isentos da inscrição do Enem aqueles alunos que estiverem cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, os que já se formaram e apresentarem documentação comprovando baixa renda e os que sempre estudaram na rede pública. A diferença é que o teto de renda para isenção mudou para 1,5 salário mínimo
de renda familiar mensal per capita (antes era de um salário mínimo).
O valor da inscrição, para quem não se encaixa nos critérios de isenção, é de R$ 35,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário