quarta-feira, 6 de março de 2013

O D O N T O LO G I A    E M    F O C O

Algumas dúvidas frequentes

Existem algumas perguntas que são feitas com frequência pelos pacientes, então resolvi publicá-las com as devidas respostas, já que esse é um assunto de grande interesse da população. Deem uma lida, quem sabe a sua dúvida pode estar aqui... e se não estiver, é só mandar por email ou deixar uma mensagem, que eu respondo.

1 - É necessário o uso de enxaguantes bucais?
Resposta: Não. O uso de enxaguantes bucais não tem indicação universal, ou seja, existem casos específicos onde o uso desse tipo de produto é indicado (doenças como gengivite, periodontite e pós-operatórios). Apesar das propagandas maciças mostrando o uso indispensável dos enxaguantes bucais e prometendo até 12 horas de proteção, isso não é verdade, pois o produto é eliminado pela própria saliva ou assim que a pessoa come ou bebe algo. Pessoas com saúde bucal normal, que realizam uma boa escovação e o uso diário de fio dental, não necessitam dos enxaguantes bucais. O uso indiscriminado destes produtos, principalmente os que possuem álcool em sua composição, causam irritação na mucosa oral e gengivas, podendo resultar em descamações e aumentando as chances de câncer de boca e de faringe.

2 - Comer maçã substitui a escovação dos dentes?
Resposta: Não. A maçã é um alimento detergente (os alimentos detergentes são todos aqueles alimentos capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. Estes alimentos são representados por algumas frutas, verduras e legumes) e rica em fibras. Esses alimentos ajudam na limpeza dos dentes, que se dá de forma mecânica e ocorre devido ao atrito do alimento, rico em fibras ou de consistência endurecida, com os dentes, no decorrer da mastigação. Devemos lembrar que mesmo com a ingestão de alimentos detergentes, temos que escovar os dentes. Pois estes alimentos são complementares na higiene oral, não substituem a escovação e os demais cuidados usuais que temos que ter.

3 - Açúcar causa cárie?
Resposta: De certo modo. O que é importante nesta questão não é a quantidade total de açúcar que é consumida, mas sim a maneira como ele é consumido. Por exemplo: uma lata de refrigerante é bem menos prejudicial para os dentes quando consumida em apenas alguns minutos do que a mesma lata de refrigerante quando consumida por algumas horas com goles repetidos. Isso acontece porque a cárie ocorre quando as bactérias que revestem os dentes se alimentam de açúcares simples. Ela cria um ácido que destrói o esmalte do dente. Quando se come algo doce, a bactéria leva por volta de 20 segundos para converter o açúcar em ácido, que então dura por 30 minutos. Ou seja, se você consumir pequenas quantidades de açúcar ao longo do dia, estará dando "munição" para as bactérias causadoras da cárie produzirem ácido por mais tempo, afetando com maior intensidade o esmalte do dente. É claro que isso, associado à uma higiene bucal precária ajudará, sim, na formação das cáries.

4 - Quando a criança possui um dente de leite cariado, o dente permanente que nascer em seu lugar terá cárie também?
Resposta: Não. O que acontece neste caso é que se o dente de leite não for tratado e a cárie eliminada, o ambiente bucal estará contaminado com as bactérias da cárie, e quando o dente permanente nascer, ele poderá ser afetado por estas bactérias, que podem atingir o esmalte do dente permanente ainda quando este estiver em formação, causando assim a cárie.

5 - Há cada quanto tempo o paciente deve visitar seu dentista para realizar uma limpeza bucal?
Resposta: A cada 6 meses, em se tratando de um paciente com a saúde normal (sem doenças que afetem a saúde bucal) e livres de gengivite ou periodontite, e acima de tudo, pacientes que mantenham uma boa higiene bucal, com escovação correta e uso diário de fio dental. 

6 - Existe idade mínima e máxima para colocar aparelho?
Resposta: De modo geral, aos 5 anos já deve-se fazer uma avaliação ortodôntica com o intuito de avaliar a oclusão. Nesta idade, as crianças já têm todos os seus dentes de leite erupcionados e alguns problemas, como mordida cruzada e mordida aberta, podem estar presentes. Nesta fase, já há uma maturidade suficiente para inter-ceptações de problemas, que se tratados na hora certa, facilitam o desenvolvimento da oclusão normal. Na fase adulta, não há limite de idade para início de uma ortodontia, desde que uma avaliação prévia, mostre a boca seja capaz de suportar forças ortodônticas.

7 -  Todos os dentes podem ser clareados? 
Resposta: Não. Apesar de o clareamento conter poucas contra-indicações há casos onde não se recomenda sua aplicação. Por exemplo, podemos citar os pacientes fumantes ou dentes que já contem grande quantidade de resina, onde o tratamento não será eficaz.
Como o clareamento possui uma grande procura e gera muitas dúvidas, aconselho que os pacientes leiam este post anterior falando só sobre este assunto.



Em casos de outras dúvidas, podem encaminhá-las para o email: fernandaperin@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário