quarta-feira, 10 de abril de 2013


Porque comida apimentada faz o nariz escorrer?

Por em 11.08.2010 as 18:41

É possível que você não compreenda a pergunta do título. É claro, colocar duas gotinhas daquela pimenta que se compra em supermercados não fará seu nariz escorrer como se você estivesse gripado. Mas experimente uma dessas pimentinhas exóticas da Ásia Oriental, que se encontram em um restaurante indiano, por exemplo. Tente comer algo acompanhado pela Bhut Jolokia, pimenta mais ardida do mundo, segundo o Livro Guiness dos Recordes. Aí não há escapatória, seu nariz irá escorrer. Mas por quê?
A pimenta pertence ao gênero Capsicum, que tem como característica produzir um composto químico chamado capsaicina. Devido à sua alta capacidade de irritação dos tecidos animais, a capsaicina tem a função de proteger a planta dos mamíferos com fome. Os famosos sprays de pimenta, aliás, são na verdade apenas “essência de capsaicina”, e são mais irritantes que o gás lacrimogêneo, segundo um relatório tecnológico da União Europeia.
Além da capsaicina, a pimenta dispõe de outro composto irritante, o Isotiocianato de alila, que estende o seu poder de ardência a outros alimentos, tais como wasabi (a “raiz-forte” japonesa. Não recomentdamos), rabanete e mostarda. É tão agressivo que também se usa em fungicidas e inseticidas domésticos e de plantações

Nenhum comentário:

Postar um comentário