PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAR: O CONHECIMENTO E A UTILIZAÇÃO DAS ABORDAGENS
PEDAGÓGICAS
RESUMO
O estudo objetivou
analisar se as abordagens pedagógicas são conhecidas e
utilizadas pelos professores de Educação Física. Caracterizou-se
pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com
abordagem qualitativa. Foram 35 professores de Educação Física
atuantes no ensino fundamental, nas redes municipal, estadual e
particular de Santa Maria. Utilizou-se para a coleta de
informações um questionário com perguntas abertas e a
interpretação foi a análise de conteúdo. Concluímos que a
maioria dos professores conhecem as abordagens pedagógicas da
Educação Física e as mais utilizadas foram
Construtivista-interacionista e Desenvolvimentista.
Palavras-Chave:
Educação Física; Prática Pedagógica; Educação Física Escolar;
Abordagens Pedagógicas.
ABSTRACT
The study aimed
to
examine
pedagogical
approaches
are known
and used by
physical
education teachers.
Characterized
by the
phenomenological
approach
in the form of
case study
with a
qualitative approach.
There were 35
physical
education teachers
working
in elementary
school,
the
municipal,
state and
private
Santa
Maria.
We used
to collect
information
a
questionnaire
with open
and
interpretation
was
content
analysis.
We conclude
that
most teachers
know
pedagogical
approaches
of Physical
Education
and the
most used
Constructivist
and
Developmental-interactionist.
Keywords:
Physical
Education,
Pedagogical
Practice,
Physical
Education,
Pedagogical
Approaches.
Introduzindo a
Investigação
Atualmente, a Educação
Física Escolar vem sendo palco de inúmeras discussões e
reflexões pela comunidade acadêmica e profissional desta área,
principalmente sobre a prática pedagógica dos professores na
escola.
Neste amplo quadro de
discussões e reflexões sobre a prática pedagógica, decidimos nos
debruçar sobre a intencionalidade pedagógica dos professores,
isto é, sobre os objetivos da sua ação docente, e para isso nos
guiamos pelas abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar.
Neste direcionamento
de idéia, citamos Darido (2003) que diz que foi a partir da
década de 80 do século passado, onde o modelo esportivista,
implantado na Educação Física no Brasil entre 1969 e 1974,
começa a ser muito criticado pelos meios acadêmicos e a Educação
Física passa por um período de valorização dos conhecimentos
produzidos pela ciência, é que surgiram diversas propostas
metodológicas de Educação Física, atualmente denominadas de
‘abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar’. Essas
abordagens foram idealizadas por alguns pensadores da época que
tinham o ideal de modificar a prática pedagógica mecanicista que
os professores de Educação Física realizavam no cotidiano de
suas aulas na escola.
Darido (2003) diz que
as principais abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar
são: a desenvolvimentista, a construtivista-interacionista, a
crítico-superadora, a sistêmica, a psicomotricidade, a
crítico-emancipatória, a cultural, a dos jogos cooperativos, a
da saúde renovada e a dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Portanto, a partir
destas premissas originou-se a seguinte questão desta
investigação: Será que os professores de Educação Física
conhecem e utilizam as abordagens pedagógicas da Educação Física
Escolar em suas aulas?
Assim, o objetivo
geral da investigação foi analisar se as abordagens pedagógicas
são conhecidas e utilizadas pelos professores de Educação Física
nas suas práticas pedagógicas cotidianas das aulas.
Justificou-se a
realização desta investigação considerando que as informações
obtidas poderão contribuir para uma reflexão sobre a prática
pedagógica dos professores de Educação Física na escola com o
intuito da construção de uma Educação Física Escolar que rume no
caminho de uma prática docente consciente e que contribua no
processo de humanização dos alunos.
A Metodologia da
Investigação
A investigação caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a
forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. Os
participantes foram trinta e cinco professores de Educação
Física atuantes no ensino fundamental nas redes de ensino
municipal, estadual e particular da cidade de Santa Maria (RS).
A escolha dos participantes se deu por voluntariedade dos
mesmos. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi
um questionário com perguntas abertas. A interpretação das
informações foi à análise de conteúdo (BARDIN, 1977).
Os Resultados e as
Discussões da Investigação
O conhecimento das
abordagens pedagógicas pelos professores de Educação Física
Escolar
A maioria, isto é, 28
professores estudados relataram que ‘conhecem as abordagens
pedagógicas da Educação Física’. Este resultado está em
discordância com o estudo de Maldonado; Hypólito e Limongelli
(2008) que concluiu que a maioria dos professores de Educação
Física da cidade de São Paulo estudados demonstraram não
conhecer as abordagens pedagógicas da Educação Física. Desta
forma, podemos inferir que a grande maioria dos professores de
Educação Física da cidade de Santa Maria estudados possuem
conhecimentos teóricos que podem embasar as suas práticas
pedagógicas na escola.
Entretanto,
consideramos importante destacar que a minoria, ou seja, 7
professores ressaltaram que ‘não conhecem as abordagens
pedagógicas da Educação Física’. Esta constatação vai ao
encontro, segundo Darido (2003), de estudos que demonstram a
existência de professores de Educação Física que atuam nas
escolas sem ter um conhecimento mínimo sobre as abordagens
pedagógicas da Educação Física discutidas no âmbito acadêmico.
As abordagens
pedagógicas mais conhecidas pelos professores de Educação Física
Escolar
As ‘abordagens
pedagógicas mais conhecidas’ pelos professores estudados foram
as seguintes: ‘Construtivista-interacionista’ (15 citações);
Humanista (13 citações); ‘Desenvolvimentista’ (11 citações);
‘Tradicional’ e ‘Crítico-superadora’ (8 citações cada uma);
‘Crítico-emancipatória’ (7 citações); ‘Educação Psicomotora (6
citações); e, ‘Tecnicista’(5 citações).
Seguiram-se as
citações de outras abordagens: ‘Aulas Abertas’, ‘Aptidão Física’
e ‘Plural’ (3 cada uma); ‘Fenomenológica’ (2); e, ‘PCNs’ (1).
Como também algumas com denominações bem antigas, tais como:
‘Higienista’ (3) e ‘Militarista’ (2). Também mereceram destaque
as citações de ‘abordagens pedagógicas da Educação’, tais como:
‘Cognitivista’, ‘Sócio-cultural’ e ‘Crítico Social dos
Conteúdos’ (3 cada uma); ‘Comportamentalista’ (2); e, ‘Crítica’
(1).
Convém também destacar
a ocorrência de citações de nomes de ‘abordagens desconhecidas
ou inexistentes’, tais como: ‘Sociológica’ (2); ‘Generalista’, ‘Crítico-pedagógica’,
‘Mecanicista’, ‘Sócio-construtivista’, Interdisciplinariedade’ e
‘Esporte Para Todos’ (1).
Fundamenta-se isso em
Santos e Matos (2004) que destacam que independentemente da
abordagem utilizada pelos professores, estes devem não só
conhecê-la, mas também as demais abordagens, para que tirem o
melhor proveito possível no desenvolvimento do processo
ensino-aprendizagem. Já Darido e Neto (2005, p.1) reforçam a
idéia de que “quando se conhecem os pressupostos pedagógicos que
estão por trás da atividade do ensino, é possível melhorar a
coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente
realizamos”.
As abordagens
pedagógicas mais utilizadas pelos professores de Educação Física
Escolar em suas práticas pedagógicas
A minoria, isto é, 7
professores estudados disseram que ‘não usam nenhuma abordagem
pedagógica’ em suas aulas. Esta constatação vai ao encontro do
destacado por Darido (2003) de que mesmo que vários indicadores
apontem para uma valorização da produção científica sobre a
Educação Física e da prática da atividade física na sociedade
contemporânea, estas transformações parecem não afetar
significativamente o contexto das aulas de Educação Física nas
escolas. Ainda sobre esta constatação podemos nos fundamentar em
Marques e Krug (2009) que dizem que o surgimento de várias
abordagens pedagógicas na área da Educação Física Escolar tem em
comum o objetivo de romper com o modelo mecanicista,
esportivista e tradicional desta disciplina nas escolas, isto é
a abordagem Tecnicista.
Entretanto, é
importante destacar que a maioria, isto é, 16 professores
estudados manifestaram que ‘utilizam’ em suas práticas
pedagógicas as mais ‘variadas abordagens pedagógicas da Educação
Física’ (11 não explicitaram quais eram e 5 as explicitaram).
Esta constatação pode ser fundamentada em Marques e Krug (2009)
que salientam que dificilmente o professor de Educação Física
seguirá uma única abordagem pedagógica para desenvolver o seu
ensino, mas utiliza-se de algumas delas como embasamento
pedagógico no desenrolar de sua profissão. Entretanto, citamos
Ilha; Maschio e Krug (2008) que dizem que
o professor deve-se definir por qual abordagem trabalhar com
seus alunos e saber onde quer chegar, quais são os objetivos
pretendidos e que indivíduos pretende formar.
Alguns professores
estudados, isto é, 12 demonstraram ‘clareza na manifestação da
abordagem pedagógica da Educação Física na qual fundamentavam as
suas aulas’. As abordagens manifestadas foram: ‘Construtivista-Interacionista’,
‘Humanista’, ‘Desenvolvimentista’, ‘Tecnicista” (2 em cada uma)
e ‘Crítico-emancipatória’ (1); ‘Sócio-cultural’,
‘Comportamentalista’ e ‘Crítico Social dos Conteúdos’ (1 em cada
uma).
A respeito destas
constatações citamos Ilha; Maschio e Krug (2008) que destacam a
escolha da abordagem pedagógica a ser utilizada pelo professor
deve contemplar os anseios do mesmo, enquanto formador de
sujeitos, de forma a conduzir o processo ensino-aprendizagem e
adequadamente com o espaço social da prática docente.
Cristino et al. (2009)
destacam que cada proposta de abordagem pedagógica aborda a
Educação Física sobre diferentes aspectos e diferentes formas de
ensino e proporcionam diversas maneiras para se atuar na prática
pedagógica. Assim, cabe ao professor escolher a metodologia mais
adequada ao contexto, de forma que esta esteja em contínua
transformação de acordo com as necessidades apresentadas no
âmbito educacional.
Concluindo a
Investigação
Pela análise das
informações obtidas concluímos que: Vinte e oito professores
conhecem as abordagens pedagógicas da Educação Física, sendo que
as mais conhecidas foram a Construtivista-interacionista (15) e
a Desenvolvimentista (11), e que 16 utilizam em suas práticas
pedagógicas as mais variadas abordagens. Ainda, 11 professores
demonstraram clareza na manifestação da abordagem pedagógica
Educação Física e/ou Educação na qual fundamentam as suas aulas,
mas, 7 professores não usam nenhuma abordagem pedagógica.
Com isso, pareceu-nos
que a grande questão a ser discutida é sobre a definição de usar
uma ou mais abordagens nas aulas, pois constatamos duas
tendências e ao mesmo tempo uma dúvida: optar por uma única
abordagem ou por várias?
Assim, as ações dos
professores devem ter origem geralmente em seus processos de
pensamentos, os quais, por sua vez, se vêem afetados pelas
ações. Portanto, o processo de ensino somente será compreendido
plenamente quando pensamento e ação forem utilizados em conjunto
e cada um deles examinado em relação ao outro.
Ainda podemos dizer
que o professor de Educação Física na opção de uma
intencionalidade pedagógica a ser adotada em suas aulas, precisa
ter a clareza teórico-metodológica sobre como se procede a
aprendizagem e a representação do aluno. Sem o conhecimento real
das possibilidades de ensino de sua intencionalidade pedagógica
o professor passa a exercer uma prática cega, onde suas aulas
passam a ser o acúmulo de atividades descontextualizadas,
desconjuntadas e fragmentadas, sem uma intencionalidade
consciente.
Diante destas
colocações, destacamos que a Educação Física com o passar do
tempo construiu conhecimentos sobre intencionalidade pedagógica
que se constituíram em abordagens pedagógicas para guiar as
ações pedagógicas dos professores e que sem, dúvida alguma,
pode-se optar por uma única ou por várias. O único problema é
não perder a coerência entre a ação e a intenção.
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Especializanda em
Educação Física Escolar; UFSM; fabizeenhaa@yahoo.com.br
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