terça-feira, 2 de abril de 2013

stress
É perfeitamente compreensível sentir um pouco de stress no trabalho, pois muitas vezes lidamos com situações que necessitam de medidas imediatas ou cujas soluções se apresentam como algo problemáticas à primeira vista. Contudo, quando os níveis de stress passam o que é aceitável, este pode tornar-se num verdadeiro problema, afetando a nossa produtividade laboral e tendo impacto direto no nosso estado emocional.
A forma como consegue lidar com estas situações de stress também faz toda a diferença entre o sucesso ou o fracasso. Infelizmente, não conseguimos controlar tudo o que se passa num ambiente de trabalho, mas isso não nos deixa menos capazes para lidar com as diferentes situação impostas, ainda que nos pareçam bastante difíceis de solucionar.
Encontrar formas de gerir o stress no local de trabalho não implica  fazer grandes mudanças ou repensar ambições de carreira, mas sim focar-se na única coisa que está sempre dentro do seu controle: você.



Sinais e sintomas de stress excessivo no local de trabalho

Os próximos sinais e sintomas são muito frequentes quando se encontra a trabalhar sob muito stress:
  • Ansiedade, irritação ou depressão
  • Apatia, falta de interesse no trabalho
  • Problemas em dormir, insónias
  • Fadiga
  • Problemas de concentração
  • Tensão muscular ou dores de cabeça mais frequentes
  • Problemas de estômago
  • Isolamento social
  • Falta de libido
  • Uso de álcool ou drogas para lidar com os problemas
Muitos destes sintomas acabam por resultar de questões como medo de ser despedido, mais trabalho devido a falta de pessoal, pressão para corresponder às expetativas, mas sem que se sinta satisfeito com as suas funções ou até mesmo pressão diária.

Reduzir o stress

A melhor forma de reduzir o stress é mesmo começando a cuidar de si próprio. Quando o stress no trabalho interfere com a sua capacidade de realizar as tarefas, gerir a sua vida pessoal, ou tem impacto negativo na sua saúde é hora de agir.
  • Faça um planeamento do seu dia – Avalie qual é a hora do dia em que sente-se com mais energia para enfrentar as tarefas de maior responsabilidade e criatividade.
  • Delegue – Não tem de sentir que tudo está diretamente dependente de si. Aprenda a delegar algumas tarefas e vai sentir menos pressão diariamente.
  • Mantenha-se positivo – Tudo se resolve. Elogie o trabalho dos outros, tenha confiança no seu trabalho, seja prestável e simpático.
  • Durma bem – Embora o stress possa causar insónias, a verdade é que a falta deste ainda o deixa mais vulnerável aos seus efeitos. Quanto descansa as horas apropriadas também fica mais estável a nível emocional. Tente dormir entre 7 a 8 horas todas as noites.
  • Mantenha-se em movimento – A pratica de exercício regular é uma excelente opção para ver-se livre de algum do stress que o afeta diariamente. Encontre uma atividade que goste e pratique-a regularmente antes ou após o dia de trabalho. Cerca de 30 minutos por dia de treino mais intenso podem ser tudo o que precisa para ajudar a aliviar o stress no trabalho.

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