domingo, 7 de abril de 2013


Dicionário de Filosofia
Metafísica
Metafísica ou filosofia primeira constitui a parte mais importante de toda doutrina filosófica, já que investiga os princípios e causas últimas da realidade, a essência do ser ou "o ser como ser". Seu estudo deve partir de uma análise formal e abstrata da realidade e se denomina ontologia ou metafísica geral. No pensamento moderno, tende a dar o nome de metafísica a toda filosofia especulativa que se ocupe de princípios não-perceptíveis diretamente de modo empírico, como "alma", "essência" ou "absoluto", ou que elabore concepções do mundo não suscetíveis de demonstração científica. Assim, na oposição clássica entre idealismo e materialismo, as escolas contemporâneas de tradição empirista -- positivismo, filosofia analítica -- tenderam a negar a validade da metafísica como ciência, enquanto correntes como o irracionalismo, o existencialismo e o intuicionismo, embora discordem dos critérios dogmáticos da metafísica tradicional, admitem o caráter de certo modo metafísico de todo empreendimento filosófico.
 

Paidéia
Ideal educativo que compreendia, na Grécia antiga, não só os conhecimentos, mas também as artes e a formação do caráter. Em Roma, identificou-se com o conceito de humanitas.
 

Paradigma
É um esquema ou modelo mental que se toma como referência e sobre o qual se constrói um processo intelectual. Em filosofia da ciência é o princípio básico que sustenta uma teoria geral e cuja alteração acarreta a mudança de toda a teoria.
 

Paradoxo
É o termo que designa, em filosofia, a declaração que expressa uma aparente contradição e cujo significado mais profundo só é revelado depois de cuidadosa investigação. Seu objetivo é despertar a atenção e provocar novas idéias, como no caso de Zenão de Eléia, cujo qual, com um Argumento lógico, pretendeu demonstrar, no século V a.C., a impossibilidade do movimento, qual considerava uma ilusão dos sentidos
 

Plasmar sintético
A Significa moldar em síntese, em resumo. É um modo plástico de reorganizar os objetos do intelecto. Segundo Wittgenstein a linguagem é um labirinto de caminhos, logo a comunicação tem em si mesma um significado próprio (Merleau-Ponty), ela pode criá-lo; e uma tradução de outro significado que ela está representada. É o caráter da ampla interseção que permite a comunicação. Trata-se de um procedimento prático que permite garimpar verbos mentais, reagrupá-los e construir oportunidades de novas condições de vida.

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