Dicionário de Filosofia 
|  | Metafísica | |
| 
Metafísica 
ou filosofia primeira constitui a parte mais importante de toda doutrina
 filosófica, já que investiga os princípios e causas últimas da 
realidade, a essência do ser ou "o ser como ser". Seu estudo deve partir
 de uma análise formal e abstrata da realidade e se denomina ontologia 
ou metafísica geral. No pensamento moderno, tende a dar o nome de 
metafísica a toda filosofia especulativa que se ocupe de princípios 
não-perceptíveis diretamente de modo empírico, como "alma", "essência" 
ou "absoluto", ou que elabore concepções do mundo não suscetíveis de 
demonstração científica. Assim, na oposição clássica entre idealismo e 
materialismo, as escolas contemporâneas de tradição empirista -- 
positivismo, filosofia analítica -- tenderam a negar a validade da 
metafísica como ciência, enquanto correntes como o irracionalismo, o 
existencialismo e o intuicionismo, embora discordem dos critérios 
dogmáticos da metafísica tradicional, admitem o caráter de certo modo 
metafísico de todo empreendimento filosófico.
  | ||
|  | Paidéia | |
| 
Ideal 
educativo que compreendia, na Grécia antiga, não só os conhecimentos, 
mas também as artes e a formação do caráter. Em Roma, identificou-se com
 o conceito de humanitas.
   | ||
|  | Paradigma | |
| 
É um 
esquema ou modelo mental que se toma como referência e sobre o qual se 
constrói um processo intelectual. Em filosofia da ciência é o princípio 
básico que sustenta uma teoria geral e cuja alteração acarreta a mudança
 de toda a teoria.  | ||
|  | Paradoxo | |
| 
É o termo 
que designa, em filosofia, a declaração que expressa uma aparente 
contradição e cujo significado mais profundo só é revelado depois de 
cuidadosa investigação. Seu objetivo é despertar a atenção e provocar 
novas idéias, como no caso de Zenão de Eléia, cujo qual, com um 
Argumento lógico, pretendeu demonstrar, no século V a.C., a 
impossibilidade do movimento, qual considerava uma ilusão dos sentidos  | ||
|  | Plasmar sintético | |
| 
A Significa
 moldar em síntese, em resumo. É um modo plástico de reorganizar os 
objetos do intelecto. Segundo Wittgenstein a linguagem é um labirinto de
 caminhos, logo a comunicação tem em si mesma um significado próprio 
(Merleau-Ponty), ela pode criá-lo; e uma tradução de outro significado 
que ela está representada. É o caráter da ampla interseção que permite a
 comunicação. Trata-se de um procedimento prático que permite garimpar 
verbos mentais, reagrupá-los e construir oportunidades de novas 
condições de vida.  | ||
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário