3 dados para quem procura emprego pelas redes sociais
Anúncios de oportunidades
profissionais foram monitorados com exclusividade para Exame.com.
Confira o que você deve saber para tornar a sua busca mais eficiente
Darko Kovacevic/Dreamstime.com
São Paulo – Quem está em busca de uma oportunidade profissional sabe
que deve ficar atento às redes sociais. Mas não é apenas pela questão
do networking. Há algum tempo as redes passaram a ser também uma
importante ferramenta para quem deseja encontrar uma nova posição
mercado porque todos os dias centenas de vagas de emprego são divulgadas
por lá.
Mas onde estão e como encontrar as oportunidades? É o que muitos
profissionais se perguntam. Pensando nisso, Exame.com contou com a ajuda
de Ricardo Azarite, head de mídias sociais do Kekanto e co-autor do
livro “Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do estagiário ao CEO”
(DVS Editora), para empreender um monitoramento -por meio da plataforma
Scup - de todas as vagas anunciadas nas redes durante 15 dias.
A partir dos resultados da pesquisa, surgem valiosas informações para
quem deseja tornar a procura mais assertiva. Confira 3 fatos que todo
profissional que usa as redes para encontrar uma nova posição no mercado
deve saber:
1- Twitter concentra maioria das oportunidades
Quer encontrar emprego via redes sociais? Crie uma conta no Twitter.
De uma média de 577 oportunidades profissionais divulgadas por dia nas
redes sociais, a esmagadora maioria está no Twitter: 97,2% das vagas
foram encontradas a partir da busca por palavra chave no serviço de
microblog.
A procura por meio dos perfis no Twitter não é lá muito eficiente:
concentrou 2,2% das oportunidades divulgadas. O mais eficiente é usar a
busca da rede social de microblogs para encontrar oportunidades.
As palavras chaves mais recorrentes são: emprego(s), vaga(s), analista,
auxiliar, assistente, vendas, oportunidade, gerente, concurso, TI,
vendedor, estágio.
Já outras redes sociais não chegaram nem a contar com 1% das oportunidades. Google+ respondeu por 0,5% das vagas, enquanto Facebook, Orkut e LinkedIn ficaram, juntos, com 0,1% das oportunidades divulgadas.
2- Dias da semana em horário comercial são os mais promissores
É durante o expediente que as chances de você encontrar um anúncio de
emprego aumentam. Os dias úteis concentraram 85% das divulgações de
vagas. Quartas e quintas têm a maior média de vagas postadas: 25% do
total em cada um. E o horário mais promissor para encontrar as vagas é
das 6h às 18h, 74% das vagas são postadas neste período.
Ou seja, em tempos de escritórios sem divisórias, você terá que apostar
na discrição para deixar a sua conta no Twitter aberta enquanto
trabalha e faz a varredura à procura de oportunidades que encaixem no
seu perfil. Usar o smartphone é melhor opção para não ser pego pelo
chefe enquanto procura emprego.
3- Finanças e administração são as áreas com mais oportunidades divulgadas
Profissionais da área de finanças e administração têm mais chances de
encontrar emprego via redes sociais: 15,7% das oportunidades divulgadas
foram para trabalhar na parte de finanças e 15,6% para administração.
Vendas e computação responderam por 12,9% e 11,5% do total de anúncios
de emprego e marketing ficou com 10,4%.
Em relação aos cargos, aqueles que exigem menos experiência e demandam
menos responsabilidade são maioria. Do total de oportunidades,
assistente foi o cargo mais demandado, com 22,2% das vagas anunciadas.
Posições operacionais foram 15,3% do total e estagiários e trainees
ficam com 10,6% das oportunidades anunciadas. Gerentes, coordenadores e
profissionais de nível sênior foram demandados por 16,2% do total de
anúncio de vagas.
Fonte: Exame.com
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