EDUCAÇÃO INFANTIL
Os pais são aliados
A educadora Cisele Ortiz, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, dá dicas para professores envolverem os pais na vida escolar dos seus filhos
08/03/2013 16:09
Texto Roberta Bencini
Texto Roberta Bencini
Foto: Freepik
É importante falar da expressão artística, da fala e da escrita
O problema surge quando os professores e a direção não estão preparados para essa tarefa. "Cabe à escola começar esse movimento de aproximação e parceria. Ela tem de estar à disposição diariamente e não apenas em reuniões e horários determinados", explica a diretora da creche da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Eliana Bhering, que estuda há mais de dez anos o envolvimento das famílias na Educação Infantil.
Ela concluiu, entre outros pontos, que sobretudo em comunidades mais carentes é comum uma postura passiva de gratidão, o que leva a escola a ter de tomar decisões sozinha. "Isso é muito grave. Muitos pais ainda vêem essa fase da Educação como assistencialismo ou favor", afirma Eliana. O ensino público é um direito garantido desde a infância e quanto mais os pais se envolvem e cobram isso, maior a possibilidade de garantir um ensino de qualidade.
Por muito tempo, as creches apenas cuidavam de bebês e crianças pequenas. Hoje, além de cuidar, é preciso educar. Muitos pais ainda não compreendem isso e limitam sua parceria com a escola ao momento em que a chupeta e as fraldas precisam ser abandonadas ou em casos de problemas de saúde. Em contrapartida, diversos educadores acreditam que os cuidados caibam só às famílias e interpretam a falta de interesse dela pela aprendizagem como omissão. "A Educação Infantil também é fonte de formação de pais", explica Eliana.
Cláudia Araújo, diretora da UMEI Marli Sarney, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sabe que o mais importante é o bem-estar da garotada e não se faz de rogada quando tem de dar orientação sobre uma boa alimentação, a data da próxima vacinação ou promover palestras para a comunidade.
Estudos realizados por diversos pesquisadores mostram que os pais gostariam de saber mais sobre a rotina e de receber ajuda para compreender o desenvolvimento infantil (leia o projeto institucional no quadro abaixo). Efigênia Mendes Junqueira Koga, diretora da EMEI Rogélio Cabeza Castro, em Barueri, na Grande São Paulo, percebeu isso quando passou a ser freqüentemente colocada diante de uma questão recorrente: "Meu filho passa o tempo todo apenas desenhando?" O projeto pedagógico da escola tem como eixo central a Arte - e ficou claro que isso não estava sendo compreendido. "As professoras pediam que eu incentivasse os trabalhos da minha filha. Mas eu só via rabiscos no papel", lembra Vera Hengles. O caminho encontrado pela diretora foi colocar os adultos em contato direto com a cultura artística. Há dois anos, uma oficina de arte é oferecida aos familiares uma vez por semestre.
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