quinta-feira, 4 de abril de 2013


1 2 3 4

Dores de cabeça: As mais comuns e as mais inusitadas

por Dr. Henrique Carneiro em 22nd novembro, 2012
DOR DE CABEÇA TENSIONAL
Primeiramente é importante saber que cefaleia e dor de cabeça significa exatamente a mesma coisa. Depois temos que dividir as dores de cabeça em primárias e secundárias. As primárias são aquelas onde a dor de cabeça já é a doença como consequência de alguma falha de funcionamento do sistema nervoso. As dores secundárias são assim denominadas porque são decorrentes de outra doença onde a dor de cabeça ou cefaleia é somente um sintoma como por exemplo nos tumores cerebrais, traumatismos cranianos, meningites, hemorragias etc. Aqui citarei as dores primárias que são a grande maioria:
  • Cefaleia do tipo tensional (CTT) -  é a mais comum, de tão prevalente acredita-se que seja uma “dor de cabeça normal” por atingir até 75% da população em alguns estudos. Cabe lembrar que a dor é um sinal que algo não está indo bem e serve inclusive como alerta e defesa do próprio organismo. A cefaleia tensional é geralmente bilateral, em aperto, leve a moderada na sua intensidade, pode vir acompanhada de intolerância a luz ou barulho e tem sua duração definida entre 30 minutos e 7 dias.

  • Enxaquecas (sinônimo = migrânea) – A segunda causa mais comum. Um pouco menos prevalente que a CTT a enxaqueca acomete cerca de 6 % dos homens e 18% das mulheres. Por ser uma dor mais forte e com sintomas associados tais como náuseas, vômitos, aversão a luz e aversão ao som elas mais frequentemente são incapacitantes e levam os sofredores a buscar ajuda nos consultórios neurológicos e peregrinar pelos pronto atendimentos. Geralmente unilaterais, pulsáteis e com duração entre 4 a 72 horas.

  • O terceiro grande grupo é denominado cefaleias trigêmino-disautonômicas representados principalmente pela Cefaleia em salvas ou Cluster Headache que felizmente é menos frequente pois trata-se da cefaleia mais forte que existe chegando a se manifestar até 8 crises de duas horas de duração por dia com caráter excruciante. Por isto também chamada de cefaleia suicida por haver casos descritos na literatura. As dores vem acompanhadas de queda da pálpebra, lacrimejamento do mesmo lado, nariz escorrendo e robor facial. O nome salva se remete ao caráter remitente com intervalos de meses sem o sintoma. No período ativo que é de cerca de um a três meses os episódios são diários e principalmente noturnos.
Dentre as dores mais inusitadas podemos citar a cefaleia orgásmica que se desenvolve com a excitação sexual e atinge o seu pico no orgasmo chegando a ser explosiva. A cefaleia causada por alimentos gelados ou cefaleia do sorvete por provável vasoconstricção arterial causando uma dor aguda e em pontada ao se ingerir alimentos gelados. A dor chamada do restaurante chinês “ , por agora ser moda a comida japonesa acho que este nome poderia mudar…. a causa é a alta concentração de glutamato monossódico contido no molho shoyu que pode desencadear crises de enxaqueca em indivíduos predispostos. Cefaleia de tração ou do rabo de cavalo causada pela tração mantida do cabelo preso por longo período causando dor contínua em aperto principalmente na base onde é fixado o prendedor. A Cefaleia da altitude que costuma acometer indivíduos não acostumados ao viajarem para cidades de altitudes maiores que 2500 metros se iniciando após 24 horas. Melhora com 8 horas após retorno ao nível do mar. Enfim, poderíamos citar várias entre os 153 tipos existentes e catalogados pela Sociedade Internacional de Cefaleias (IHS) porém o principal objetivo é de divulgar os tipos para que os pacientes e médicos possam se familiarizar e buscar o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário